Administração municipal tem atuado como parceira das famílias, articulando reuniões, contratando consultoria técnica e acompanhando de perto o processo junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente,
A Prefeitura de Bequimão, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Cidadania e Participação Popular, vem fortalecendo o apoio às comunidades quilombolas que dependem da extração de areia para o sustento.
Na última terça-feira (12), representantes dos tiradores de areia dos quilombos Santa Rita e Ramal de Quindiua, membros do Movimento Quilombola de Bequimão (MOQBEQ) e os secretários municipais Fredson Pereira (Meio Ambiente e Sustentabilidade) e Edmilson Pinheiro (Cidadania e Participação Popular) participaram de uma reunião na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), em São Luís. O encontro teve como objetivo avançar no processo de licenciamento ambiental da atividade minerária.
Na ocasião, a comitiva foi recebida pelo assessor técnico da SEMA, Diego Ricci, que destacou a sensibilidade do secretário estadual diante da realidade vivida por mais de 50 famílias que sobrevivem da extração manual da areia. Segundo ele, a pauta é prioridade e providências serão tomadas para garantir a regularização da atividade. Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Fredson Pereira, o diálogo representa um passo importante.
“Nosso papel, enquanto Prefeitura, foi apoiar essa demanda, intermediar o diálogo e garantir que a reivindicação chegasse à Secretaria Estadual, que é a responsável pelo processo de licenciamento. O objetivo principal é a regularização do licenciamento dessa atividade que é feita em Santa Rita, Quindiua e toda a região”, destacou.
Manifestação e interdição da MA-211 A mobilização dos trabalhadores, ocorrida no dia 22 de julho, com a interdição da MA-211, mostrou a urgência da regularização da atividade de subsistência. O ato foi um pedido direto das comunidades por mais agilidade no processo. Atenta a essa realidade, a gestão do prefeito Zé Martins tem atuado de forma decisiva: contratou consultor técnico para elaborar a documentação necessária, promoveu reuniões com órgãos ambientais e tem acompanhado de perto cada etapa do processo.
Segundo o prefeito, o compromisso da administração é garantir o trabalho daqueles que dependem dessa atividade para garantir o sustento da família. “Estamos dando todo o suporte técnico e político necessário para que a extração de areia seja regularizada e feita de forma sustentável, garantindo dignidade às comunidades quilombolas, afirmou Zé Martins.