A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está passando por mudanças. O documento recebeu atualizações com ferramentas tecnológicas e mais completas. O processo de primeira via ou renovação é rápido e simples. Veja como ter acesso à nova CNH.
A CNH Social está disponível em vários municípios e estados do país. Para confirmar se o local onde você mora faz parte da iniciativa, é preciso consultar o site do Detran ou entrar em contato por telefone com o órgão local.
Caso exista disponibilidade, o futuro condutor deverá realizar a inscrição e aguardar a convocação para o início das aulas. Por meio do programa do Governo Federal, toda orientação acontece de forma gratuita. Além disso, o cidadão também ganha a isenção das taxas referentes as provas de condução.
O processo de emissão da nova CNH não é obrigatório, isso significa que a substituição do documento é uma opção para o motorista que desejar fazer a troca. Por isso, as habilitações com desenho antigo continuam valendo e respeitando a data de vencimento indicada na sua impressão.
A emissão será necessária nas seguintes situações:
Para conseguir a permissão para dirigir (PPD), com validade de 1 ano;
Substituição da PPD pela CNH definitiva (ao término do prazo de 1 ano);
Caso haja adição de categoria;
Para alteração de dados que constam no documento;
Na solicitação de emissão da versão física (2ª via);
Caso haja reabilitação do condutor;
Em casos de substituição de habilitação estrangeira.
Como fazer a substituição da Carteira
Acesse o site do Detran do seu estado e clique em “CNH”;
Agora escolha “2ª via”, “CNH definitiva” ou o motivo do pedido de troca da habilitação;
Preencha as informações solicitadas;
Solicite o envio no seu endereço.