A Língua Portuguesa é cheia de truques que confundem os falantes a todo o momento, principalmente por conta da semelhança entre as palavras. Neste contexto, umas das dúvidas mais comuns é se o jeito certo de escrever a queda de relâmpagos no céu é “relampejando” ou “relampeando”.
Como o idioma sofre influência de diversas questões, como sotaques e regionalismos, algumas pessoas se acostumam com expressões distintas. Porém, não sabem se estão cometendo um erro de linguagem ou não.
Por isso, é importante aprender com base nas regras da língua. Entenda mais a seguir.
Diferente do que se imagina, tanto a expressão relampejar quanto relampear estão certas e possuem utilização na Língua Portuguesa. Dessa forma, são termos das categorias de formas variantes ou formas gráficas variantes.
Esse fenômeno linguístico refere-se às palavras que são escritas de jeitos distintos, mas continuam tendo uma grafia correta de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa. Além de terem a grafia correta, essas expressões distintas não perdem o significado original.
No geral, as formas variantes são resultados dos processos naturais de formação da língua, bem como da maneira que é utilizada socialmente.
Comumente, o que acontece é que uma das grafias se torna mais comum entre os falantes, mas isso não invalida o uso e ortografia de suas variantes.
Quais são os outros tipos de formas variantes?
Como citado anteriormente, as formas variantes são formações duplas ou até múltiplas de escritas que não afetam o significado das palavras. Apesar disso, modificam a grafia sem ferir as regras da norma culta.
Mas é sempre preferível utilizar a estrutura mais comum para evitar confusões. Isso porque, em alguns casos, é possível que a pessoa não reconheça as formas gráficas variantes e identifique a escrita como incorreta.
Por exemplo, na banca corretora da sua redação em concursos, essa confusão pode acontecer e prejudicar a sua avaliação final. Outros tipos de formas variantes que você precisa ficar atento são:
Abdome e abdômen;
Afeminado ou efeminado;
Cota e quota;
Cociente e quociente;
Assoprar e soprar;
Cãibra e câimbra;
Catorze e quatorze;
Enumerar e numerar;
Louro e loiro;
Taberna e taverna.