Vários sites sensacionalistas e canais do Youtube têm divulgado que o General de Brigada do Exército Brasileiro, Paulo Edson Santa Barba, que – representando o Brasil – participou do 26º Encontro Regional de Intercâmbio Militar, patrocinado pelas Forças de Defesa da Guiana, teria proferido um discurso duro contra a Venezuela e que teria posicionado o Brasil contra as pretensões da Venezuela de se apropriar de parte da Guiana. Veja o texto que tem sido veiculado:
Essa semana de fat oocorreram reuniões entre militares na Guiana, no país foi celebrado o “Dia dos Parceiros Militares” e ocorreram intercâmbios e reuniões com oficiais de vários países, incluindo o Brasil.
O general brasileiro no evento – Paulo Santa Barba – apenas “manifestou o seu prazer de estar na Guiana para o encontro. Ele destacou o significado de partilhar preocupações, intenções e capacidades para garantir a segurança contínua da região. O major-general Santa Barba enfatizou a natureza interligada da segurança regional, afirmando que uma questão que afeta um país poderia ter repercussões para todos.”
Sobre a fala oficial da Guiana Francesa também presente como convidado no evento, o texto das FA Guianenses é praticamente o mesmo e o tom é apenas simpático e genérico, uma reunião política e de relações entre forças armadas, sem tons incisivos em relação ao conflito Venezuela x Guiana.