A Federação Maranhense de Futebol (FMF) e representantes dos oitos clubes da Série A do Campeonato Maranhense definiram os últimos detalhes e bateram o martelo sobre a fórmula de disputa da elite do estadual para a próxima temporada. A competição vai começar no dia 10 de janeiro.
A reunião online entre os gestores foi realizada nesta terça-feira. A competição – que será estendida até abril – já tinha um formato encaminhado. O novo encontro serviu apenas para alinhar o que já havia sido discutido, após a primeira reunião arbitral realiza no fim do mês de outubro.
A primeira fase do Maranhense 2024 será disputada em jogos de ida e volta, entre todas as equipes. As semifinais terão jogos de ida e volta (1º x 4º e 2º x 3º), com mando de campo da segunda partida ficando com o time de melhor campanha.
Assim como a semifinal, a final também será disputada em jogos de ida e volta. Nessas fases, qualquer empate por gols (também no agregado) leva a decisão do confronto para os pênaltis. Nos próximos dias, a FMF vai realizar um sorteio para a definição de posição dos times na tabela.
Transferência de atletas
De acordo com a FMF, o atleta que estiver registrado em algum dos clubes participantes da competição, poderá atuar por outro clube, caso tenha sido relacionado em no máximo três partidas pelo primeiro clube, independente de ter entrado em campo ou não – o critério será constar da relação de jogo no máximo três vezes.
Ainda segundo a entidade esportiva, haverá uma data limite (estipulada pelo próprio calendário, independente da fase em que esteja a competição) para transferências e registros de atletas. Não haverá limite de atletas inscritos.