A Câmara Municipal de São Luís pode ganhar novos vereadores em 2024, caso seja aprovado um projeto de lei que propõe a ampliação do número de cadeiras de 31 para 33. A proposta, apresentada em 2023 pelo vereador Chico Carvalho (PSDB), está baseada no crescimento populacional da cidade, que, segundo o Censo de 2022, já alcançou 1,038 milhão de habitantes.
Se o projeto for aprovado, duas novas vagas podem ser ocupadas por figuras como Josélia Rodrigues, esposa do ex-vereador cassado, Domingos Paz, com 3.568 votos, e Matheus do Beiju (PL), com 4.717 votos.
Embora o Censo ainda não tenha confirmado oficialmente que a população de São Luís atingiu 1,1 milhão de habitantes, defensores da proposta acreditam que a cidade já superou esse número com base em dados preliminares do IBGE.
O que falta para a mudança?
Em 2023, o prefeito de São Luís já havia aprovado a questão orçamentária para acomodar os novos vereadores, caso o aumento seja sancionado. Agora, a pauta está em discussão no Legislativo. Para que a ampliação se concretize, o projeto de lei precisa ser aprovado pelos vereadores do atual mandato. Se isso ocorrer, a ampliação do número de vagas será formalizada e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) será comunicado para tomar as providências necessárias.
A expectativa é que, se aprovada, a posse dos novos vereadores aconteça em janeiro de 2024, com a diplomação prevista para o dia 5.