A concessão de aposentadoria por invalidez é feita quando o trabalhador não tem mais condições de trabalhar. Quer dizer, quando ele apresenta um tipo de incapacidade física ou mental que o impede de continuar a realizar suas atividades. Existem algumas doenças que liberam este tipo de benefício.
A aposentadoria por invalidez é uma das formas de conseguir se aposentar pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Na realidade, é conhecida formalmente como Benefício de Incapacidade Permanente, como o próprio nome diz indica que o cidadão está permanentemente incapaz de realizar atividades.
Seja porque está acamado, ou porque precisa de acompanhamento médico diariamente ou periodicamente. Também podem receber este tipo de aposentadoria aqueles que se acidentam, perdem algum membro ou algum sentido, como a visão, e por isso não podem mais trabalhar.
Isso significa que embora a aposentadoria por invalidez tenha regras mais brandas, comparada as outras, ela é concedida em um momento delicado e infeliz da vida do trabalhador. Para recebê-la é necessário comprovar por meio de perícia médica que a incapacidade é permanente.
Algumas pessoas começam recebendo o auxílio doença, Benefício por Incapacidade Temporária, e depois transformam o salário em aposentadoria. Quem vai dizer se o pagamento pode ser alterado é o perito médico do INSS que vai analisar individualmente cada caso