Existe um provérbio galês que diz que “uma maçã por dia mantém o médico longe“. Isso porque essa fruta ostenta uma longa lista de propriedades saudáveis. De acordo com a Fundação Espanhola de Nutrição, as maçãs oferecem uma boa quantidade de flavonóides, compostos bioativos com funções benéficas ao organismo.
A quercetina é um exemplo de flavonoide com poderosa ação antioxidante e anti-inflamatória.
Como se não bastasse, o fruto ainda é rico em fibras. Para se ter uma ideia, uma unidade média da fruta fornece 4,8 gramas de fibras, o que representa 17% das necessidades diárias do nutriente.Devido à alta quantidade de fibra e ácido acético, a maçã é uma grande aliada à perda de peso e ao controle da glicemia. Entretanto, quando consumida em um horário específico do dia, sua ação é potencializada.
O horário ideal, segundo os princípios do ayurveda, seria logo pela manhã, com estômago vazio. Isso se deve ao fato da fibra ativar o metabolismo e acabar dando uma forcinha na queima de calorias ao longo do dia.
No entanto, existe estudo que concluiu que pessoas que comiam maçãs antes das refeições consumiam 166 calorias a menos. Além do consumo calórico menor, a maçã também ajuda a controlar a glicemia e isso ajuda a eliminar aqueles “quilinhos extras”.