Na manhã desta quarta-feira (29), cerca de 90 policiais civis saíram às ruas para combater uma organização criminosa em São Luís. Os alvos foram endereços situados nos bairros do Polo Coroadinho
O foco principal da megaoperação era cumprir mandados de prisão contra lideranças de uma organização criminosa que atuam de fora e dentro do sistema prisional. As equipes policiais tinham a ordem de cumprir 14 mandados de prisão e 17 de busca e apreensão contra integrantes do Primeiro Comando do Maranhão, investigados pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e homicídio.
De acordo com as investigações policiais, o grupo é responsável por vários crimes de homicídios ocorridos na região do Coroadinho, entre eles, o caso de dois adolescentes que foram mortos, no dia 03 de julho de 2022, durante uma partida de futebol, no bairro Primavera/Bom Jesus. Além dos dois adolescentes, uma criança de 8 anos de idade foi ferida pelos disparos.
As investigações também revelaram que o grupo criminoso é responsável pelo tiroteio ocorrido no dia 18 de maio deste ano, que resultou nas mortes dos adolescentes Marília Mauritânia Alves Costa e Gabriel Silva Gomes, no bairro Vila dos Frades/Coroadinho.
O delegado Thiago Dantas, chefe do DCCO, disse que a operação se centralizou numa área específica, tendo em vista que o polo Coroadinho é uma espécie de “QG” do Primeiro Comando do Maranhão, conhecido como “PCM”.
A força-tarefa contou com as participações de policiais civis da SEIC, SHPP, SENARC e SPCC.