Em entrevista para o Portal de Notícias do jornalista Cazuza Coelho, Raimundo Oliveira, em seu terceiro mandato como presidente do SINPROESEMMA (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão), falou das conquistas e desafios atuais do sindicato.
Com responsabilidade, tem mostrado que compromisso, seriedade e luta constante são marcas de uma gestão que transformou a entidade em uma das mais respeitadas do estado. Com um histórico de grandes conquistas, o dirigente assumiu mais uma vez a presidência, com o objetivo de continuar fortalecendo o sindicato e garantindo os direitos dos profissionais da educação.
“Estamos diante de novos desafios, mas também de novas possibilidades. Nossa categoria precisa de uma representação firme, combativa e coerente. E é isso que temos feito ao longo desses três mandatos: defender com responsabilidade cada educador do Maranhão”, afirma Oliveira.
Três mandatos de luta e conquistas históricas
Desde o início de sua gestão, Raimundo Oliveira não mediu esforços para reestruturar o sindicato física e politicamente. Reformas e modernização de sedes em várias regiões do estado, criação da Casa do Educador em São Luís, que acolhe associados vindos do interior para tratamento de saúde, e uma gestão transparente e participativa foram apenas alguns dos avanços conquistados.
Mas foi na luta pelos precatórios do Fundef que o SINPROESEMMA, sob sua liderança, protagonizou um dos momentos mais marcantes da história recente do sindicalismo maranhense. “Era um recurso escondido há sete chaves, silenciosamente ignorado por governos. Mas nós fomos à luta, fomos à Brasília, enfrentamos obstáculos políticos e jurídicos, e conseguimos garantir o que é de direito dos nossos professores”, relembra Oliveira.
A primeira parcela dos precatórios rendeu mais de R$ 1 bilhão distribuídos diretamente aos docentes da rede estadual. É hoje, dia 6 de Agosto, o Sinproesemma celebrou a liberação da segunda parcela do Fundef, autorizada pelo ministro Kassio Nunes Marques. Os recursos, já disponíveis nas contas da Seduc/MA, beneficiarão os professores com base nos 60% destinados à categoria. A definição dos valores será feita pela Comissão Paritária formada pelo sindicato e pela Seduc. A vitória é fruto da luta contínua do Sinproesemma em defesa dos direitos e da valorização dos educadores do Maranhão.
“Essa conquista tem nome: luta sindical. Não poderíamos nos furtar enquanto representantes da categoria. É claro que vão aparecer várias pessoas querendo ser o pai da criança, mas quem lutou por ela foi o SINPROESEMMA, não políticos de última hora oportunistas tentando capitalizar eleitoralmente o esforço de anos ou advogados que querem usar essa conquista para captar clientes. O grande responsável por isso é o nosso esforço em conjunto.”, celebra Raimundo Oliveira.
Preseça em mais de 100 municípios
Hoje, o SINPROESEMMA está presente em mais de 100 municípios maranhenses, com núcleos fortes e representativos. Em todos os municípios têm sócios, mesmo não tendo núcleo. O sindicato não representa apenas a rede estadual, também atua ao lado de servidores das redes municipais, orientando, mobilizando e fortalecendo a classe trabalhadora onde quer que ela esteja.
“Ninguém faz sindicato sozinho. É um trabalho construído com a base, com os núcleos, com cada trabalhador que se associa, que acredita na luta e que sabe que juntos somos mais fortes. A direção estadual é apenas um elo desse grande movimento.”
Com os olhos voltados para o futuro, Raimundo Oliveira confirma que está preparando sua pré-candidatura para concorrer a um possível mandato a deputado federal em 2026. O objetivo é ter mais visibilidade, empoderar e dar continuidade ao projeto que tem dado voz ativa aos professores e demais profissionais da educação.
“Ainda está no embrião e precisamos discutir com os principais agentes que são os trabalhadores em educação para que possamos ter representatividade não só na Assembleia Legislativa, mas também na Câmara Federal. Ainda temos muito o que fazer. Defender a valorização profissional, a melhoria das condições de trabalho, os direitos previdenciários e a qualidade da educação pública são batalhas permanentes. Por isso, me coloco à disposição da categoria para mais um ciclo de trabalho, com a mesma coragem de sempre.”
Mensagem à categoria
“Quem sustenta esse sindicato são os trabalhadores da educação do Maranhão. O SINPROESEMMA é o nosso instrumento de luta. E o que nos move é a certeza de que só com união e participação conseguiremos garantir uma escola pública de qualidade, valorização profissional e justiça para todos que constroem o presente e o futuro do nosso estado: os educadores.”