A Cidade Olímpica, na Zona Rural de São Luís, está recebendo uma obra histórica de melhoria na infraestrutura e qualidade de vida da população. O prefeito Eduardo Braide assinou, nesse fim de semana, a ordem de serviço para a cobertura do canal aberto do bairro, em um trecho de 1,5 km, que corta toda a região e bairros vizinhos. Os serviços de macrodrenagem vão acabar de vez com os alagamentos há décadas naquela comunidade, transformando o local em uma ciclovia urbanizada.
“Um sonho de mais de 27 anos da Cidade Olímpica começa a virar realidade. As máquinas já estão trabalhando e no lugar do canal vamos construir uma ciclovia, a maior obra de infraestrutura do bairro e região. Quando eu ainda era deputado e passava aqui na Cidade Olímpica, a população pedia para resolver este problema do canal. E quem vai fazer essa obra é a Prefeitura de São Luís, com recurso próprio. Estou muito feliz”, destacou o prefeito Eduardo Braide.
A obra está sendo executada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), e representa uma das maiores empreitadas da atual gestão municipal, resolvendo o problema de alagamento na comunidade. Com um investimento em torno de R$ 5 milhões, provenientes dos cofres municipais, as obras abrangem a drenagem do canal em 1,5 km de extensão, desde a Avenida Alexandra Tavares até todo o perímetro da Cidade Olímpica, chegando ao bairro Janaína. O prazo de conclusão dos serviços está estimado em seis meses.
“Essa é mais uma das grandes obras dessa gestão, que demonstra o compromisso do prefeito Eduardo Braide em investir recursos e esforços para assegurar que as comunidades contem com vias em boas condições, sistemas de drenagem eficientes e todos os serviços essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores da Zona Rural e de toda a população de São Luís. Com essa, já são mais de 100 obras acontecendo ao mesmo tempo na cidade. É, de fato, um momento histórico para nossa cidade”, enfatizou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), David Col Debella.
Ciclovia – No projeto, elaborado pela equipe de engenharia da Semosp, está prevista a instalação de uma ciclovia sobre o canal, que será todo coberto nos trechos que hoje estão abertos e cortam a região. Em cada rua conectada ao canal, será construída também uma travessia para pedestres e veículos. Pelo projeto, a área receberá urbanização com a implantação de itens paisagísticos, proporcionando maior qualidade e beleza à região.
“Todo o canal vai virar uma ciclovia. Um espaço que durante muito tempo serviu de pesadelo vai se transformar em alegria. Esse é o maior pacote de obras que a Cidade Olímpica já teve”, anunciou o prefeito Eduardo Braide, sob aplausos dos moradores.
Os moradores demonstraram felicidade com a obra mais importante para o bairro e para a região. Eles relataram os transtornos que já duravam décadas, convivendo com lixão, esgoto a céu aberto e alagamentos no período das chuvas.