A Superintendência de Combate à Corrupção (SECCOR) da Polícia Civil deflagrou uma operação contra um esquema de fraudes em licitações da Prefeitura de São João do Carú. A ação cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em diversos endereços em São Luís, entre eles uma residência no bairro Vila Sarney, onde um grupo familiar mantinha um conjunto de empresas, e, supostamente, também está localizada uma firma que mantém contratos com o Executivo municipal.
Segundo as investigações, a empresa investigada, que não teve o nome revelado, havia assinado oito contratos com a prefeitura, todos com indícios de fraudes. A SECCOR solicitou à prefeitura a documentação das contrações suspeitas, mas recebeu a informação de que os documentos não foram encontrados. Os investigadores também verificaram a falta generalizada de documentos na administração pública, no período da transição de gestão ocorrida entre 2020 e 2021, quando o ex-prefeito Francisco Vieira Alves, conhecido como “Xixico” passou o cargo para o atual gestor Antônio Bruno.
As irregularidades envolvem contratações, pagamentos, ocultação de documento público, desvio de verba pública e fraudes licitatórias. Além da empresa “fantasma”, outros 53 contratos firmados com outros órgãos públicos, incluindo outras prefeituras e câmaras de vereadores, todos nos anos de 2020 e 2021, também estão sendo investigados.
A operação também cumpriu mandados de busca e apreensão na residência do contador da prefeitura, localizada no bairro Olho D’Água, e no escritório de contabilidade, situado em um edifício comercial no bairro Cohafuma.
Vários aparelhos de celulares foram apreendidos e serão periciados. Os investigados estão prestando esclarecimentos na superintendência especializada.
Fonte: Minard