A Polícia Federal realizou na manhã desta quinta-feira (6) uma operação para combater o abuso sexual infantil na internet, no Maranhão. A operação, chamada de “Conteúdo Proibido III”, cumpriu mandados de quebra de dados telemática e de busca e apreensão na casa de um suspeito de armazenar e compartilhar imagens e vídeos de crianças e adolescentes sendo explorados sexualmente. A ação ocorreu em Timon, na região Leste do estado.
As investigações foram conduzidas pela Delegacia de Polícia Federal em Caxias (MA), que utilizou ferramentas tecnológicas avançadas para rastrear a atuação dos suspeitos na internet. Os equipamentos e mídias apreendidos serão periciados para a coleta de provas digitais, que ficam armazenadas nos dispositivos eletrônicos.
A PF afirmou que tem como prioridade o combate aos crimes relacionados ao abuso e à exploração sexual infantil, buscando identificar e prender os abusadores e proteger as crianças e os adolescentes vulneráveis.
O suspeito poderá responder pelos crimes de armazenamento e disponibilização de conteúdo pornográfico infantil, que podem resultar em até 10 anos de prisão, se somadas as penas. As investigações seguem em andamento.