O cargueiro brasileiro KC-390 fabricado pela Embraer fez sua primeira visita numa base aérea americana no território português. De matrícula FAP-25901, o jato é o primeiro e único KC-390 já recebido pela Força Aérea Portuguesa. A aeronave já está em plena operação, fazendo desde transporte de helicópteros até missões com a OTAN.
E agora o jato fez seu primeiro pouso no Aeroporto Internacional de Lajes, nos Açores portugueses. Neste local, além do aeroporto civil com grande operação da SATA (Azores Airlines), também existe uma Base Aérea dos EUA.
Com o nome americano de Lajes Field, o aeroporto serve de importante ponto de parada para aeronaves dos EUA, principal da Força Aérea (USAF) que transitam entre o país, a Europa e Oriente Médio.
É comum ver vários caças F-22 Raptor, aviões de ataque A-10 Thunderbolt II e reabastecedores KC-10 no pátio de Lajes. Os americanos contam com instalações próprias dentro do 65th Air Base Group.
O uso desta base é precedente da OTAN e começou na Segunda Guerra Mundial, sendo que os EUA fecharam um acordo formal com Portugal após o fim da guerra, onde ele paga para usar o espaço em Lajes, que é a única base americana em solo português.
A chegada do KC-390 em Lajes foi flagrada pelo canal Islandaviation Terceira Azores, que registra o movimento, principalmente dos aviões militares americanos, na Ilha Terceira.