Na noite da sexta-feira (24), o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), enfim, concluiu o primeiro, de três julgamentos, sobre eventuais fraudes à cota de gênero nas eleições de 2022.
O primeiro processo analisou denúncia contra o União Brasil. No entanto, por unanimidade, o TRE-MA entendeu que não ficou configurado a fraude e manteve o resultado das urnas.
Os partidos que entraram com as ações – PSD e PSDB, já asseguraram que irão recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a quem caberá uma decisão final.
Os outros dois processos alcançam o PSC e Podemos. O julgamento do PSC, que deveria ter sido iniciado na última segunda-feira (21), mas foi adiado porque o partido pediu um julgamento presencial e não virtual, já tem data marcada
O relator do processo, o desembargador e corregedor eleitoral José Gonçalo Filho, marcou o julgamento para o dia 18 de dezembro.
Já o processo de Podemos, que estranhamente corre em segredo de Justiça, aguarda um parecer do Ministério Público Eleitoral, que deve ocorrer no próximos dias e o julgamento marcado também para dezembro. O relator do processo é juiz eleitoral Antonio Pontes de Aguiar Filho.
É aguardar e conferir, mas enfim o TRE-MA começou a julgar os processos.