A Federação Maranhense de Futebol (FMF) realizou, na tarde desta terça-feira (31), a 1ª reunião arbitral do Campeonato Maranhense de 2024. O encontro, que ocorreu de forma virtual, contou com representantes da FMF e dos oito clubes confirmados na próxima edição do Estadual: Sampaio Corrêa, Moto Club, Maranhão Atlético, Imperatriz, Pinheiro, Cordino, Tuntum e Chapadinha. Durante o debate, a Federação e as equipes confirmaram o sistema de disputa do Maranhense, que terá mudanças em relação às últimas duas temporadas, e a distribuição de vagas nacionais para a temporada de 2025.
Os oito participantes do Campeonato Maranhense de 2024 sugeriram que a competição tenha uma primeira fase de pontos corridos, com dois turnos, totalizando 14 rodadas. Por causa da extinção da Copa FMF, as equipes solicitaram um Estadual maior, para manter os clubes por mais tempo em atividade. Houve apenas uma divergência sobre o mata-mata: Sampaio Corrêa, Moto Club, Cordino e Chapadinha pleitearam uma final em jogo único, enquanto Maranhão Atlético, Imperatriz, Pinheiro e Tuntum pediram a realização das semifinais.
Com a decisão unânime pela primeira fase de dois turnos e 14 rodadas no Campeonato Maranhense de 2024, a Federação Maranhense de Futebol desempatou a questão sobre o mata-mata, decretando a realização das semifinais e da final, após levar em conta a maior presença de público em jogos finais. Nas próximas reuniões arbitrais do Estadual, serão definidas as quantidades de partidas nas semifinais e nas finais, já que a FMF ainda vai analisar a questão das datas disponíveis para a competição.
Além da fórmula de disputa do Campeonato Maranhense de 2024, os oito participantes do Estadual decidiram, por unanimidade, aumentar o número de equipes com vagas em competições nacionais. Caso o campeão ou o vice do Maranhense 2024 tenha vaga em alguma divisão do Brasileiro e a FMF continue com a terceira vaga na Copa do Brasil, o terceiro colocado escolhe se disputa a Série D ou a Copa do Brasil em 2025, enquanto o quarto colocado fica com a vaga remanescente.
Por fim, o vice-presidente de Competições da FMF, Hans Nina, lembrou aos clubes participantes que provavelmente o início do Campeonato Maranhense de 2024 terá de ocorrer antes da primeira quinzena de janeiro, por causa das datas a serem disponibilizadas pela CBF, além de viabilizar a participação dos representantes maranhenses na Copa do Brasil e Copa do Nordeste.
De acordo com o planejamento da Federação Maranhense de Futebol, a segunda reunião do Campeonato Maranhense de 2024 deverá ocorrer na próxima quinta-feira (9), novamente com a presença de representantes da FMF e das oito equipes que disputarão o Estadual na próxima temporada.