A prefeita do município de Anapurus, Vanderly de Sousa do Nascimento Monteles recebeu um parecer prévio pela desaprovação de contas públicas referente a gestão de 2019. A decisão é do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), sentenciada durante sessão Plenária realizada nesta quarta-feira, 3.
Em maio, a Chefe do Executivo Municipal virou alvo de uma representação protocolada na Ouvidoria da Corte de Contas estadual devido a denúncias de fracionamento de despesas em processos de licitação, práticas que levantam suspeitas sobre a transparência e legalidade dos procedimentos adotados pela administração pública.
De acordo com a denúncia direcionada ao Ministério Público de Contas do Maranhão (MPC/MA), a gestão de Vanderly Monteles tem dividido despesas de forma a contornar a realização de licitações ou optar por modalidades de menor valor. A conduta irregular direciona recursos financeiros para fornecedores específicos.
A representação contra Vanderly também revelou a contratação de empresas ligadas a membros da prefeitura, como é o caso da JFM Terceiro Ltda. (Meio Norte Gás), fornecedora de gás, que pertence a João Francisco Monteles Terceiro. Este seria fisioterapeuta no Centro de Saúde Isaac Francisco Monteles, funcionário da própria prefeitura.