Em Vitoria do Mearim desponta cinco candidaturas a Prefeito, mas apenas três disputam as eleições deste ano. O Prefeito Nato da Nordestina (PL), Darlan (Democratas) e a ex-prefeita Doris Rios (PSB), mãe do Deputado Estadual Ricardo Rios, hoje titular da Secretaria de Assuntos Legislativos do Estado.
Desde o início do ano a candidata do PSB se apresentava no eleitorado e tinha como principal aliado político o ex-prefeito Zé Mario (PSB), o Zemario40 como sempre foi conhecido, e que há 24 anos era adversário implacável dos Rios no município.
Essa importante aliança entre os dois ex-prefeitos foi construída pela Direção Estadual do PSB, e onde o ex-prefeito seria o Vice na chapa majoritária socialista. No “andar da carruagem” o acordo político, também ratificado pelo “Leões”, foi desmoronando até ser rompido às vésperas da Convenção Municipal que ocorreu dia 20 de julho, onde o Socialista Zemario40 não compareceu ao evento, pois o grupo Rios, ja divulgavam um outro Vice na chapa, o Vereador Marcelo da Colônia (Progressista). Com esse rompimento a candidata do PSB despenca nas pesquisas eleitorais.
O Zemario40 teve a grandeza, humildade e respeito a essa união desde o início, pois chegou até a dissolver o Diretório Municipal do PSB, filiar a ex-prefeita e colocá-la na Direção da Comissão Provisória do Partido, como foi pleiteado pelos Rios. Então, a principal regra da eleição que é unir forças foi desrespeitada pela ex-prefeita Doris Rios talvez motivada por instintos de vingança e pelos ranços da velha política.
Esse rompimento está custando caro a Doris Rios que deve perder a eleição, já que a cada dia perde espaço e enfraquece na disputa eleitoral. Agora, ex-prefeito Zé Mario poderá consolidar a liderança e a reeleição do Prefeito Nato da Nordestina, se este o seu grupo político decidirem apoiá-lo.