De acordo com a nutricionista Novella Lui, emagrecer envolve uma combinação de fatores: “O que você come, como consome e o quanto ingere de calorias por dia”. A especialista em dietética defendeu que nenhum alimento pode realizar a perda de peso; entretanto, uma fruta tende a contribuir para a saúde e, inclusive, ajuda a reduzir o número da balança.
Em artigo publicado no portal de saúde e nutrição Eating Well, Novella enfatizou: “Se o seu objetivo é perder peso, certifique-se de comer framboesas”. Segundo a expert, essa fruta traz na composição um alto teor de antioxidantes e de fibras, substâncias capazes de promover o emagrecimento. Ela indicou comer uma xícara do alimento por dia.
“Uma xícara de framboesas, frescas ou congeladas, fornece cerca de 10 gramas de fibras, segundo o USDA [sigla em inglês do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos]. Isso representa cerca de um terço da ingestão diária recomendada de fibras para homens e mulheres, conforme as Diretrizes Dietéticas para Americanos”, explicou a nutricionista.
Segundo Novella, outro benefício da fruta envolve retardar a digestão e evitar picos repentinos de açúcar no sangue “para obter energia mais estável ao longo do dia”. Por ser uma potente fonte de fibras, a framboesa também ajuda a saúde do intestino e, consequentemente, favorece o funcionamento do sistema imunológico.
Como contêm açúcar natural, as framboesas podem ajudar quem está na missão de emagrecer e sente a todo momento a vontade de saborear um doce. “Coma-as aos poucos ou adicione-as a uma tigela de iogurte e sobremesas”, sugeriu a nutricionista. A especialista em nutrição salientou que a fruta “está repleta de antioxidantes”
Os antioxidantes são ativos com propriedades anti-inflamatórias. “Encontrados em vegetais e frutas, eles desempenham um papel importante na proteção das células do corpo, neutralizando os radicais livres nocivos para reduzir a inflamação causadora de doenças”, explicou. Novella frisou que as framboesas devem ser consumidas diariamente por quem quer emagrecer, por ter poucas calorias.