A Prefeitura de Timon anunciou nesta segunda-feira (5) um importante avanço para a população: a redução da tarifa de esgoto cobrada pela concessionária Águas de Timon. A medida integra um conjunto de ações que visam a melhoria dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em todo o município.
Com a nova política tarifária, o valor da conta passará de R$ 102 para R$ 85, beneficiando diretamente centenas de famílias timonenses, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social. O resultado é fruto do esforço conjunto da gestão municipal com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Timon (Agert), que, com base nas diretrizes técnicas e regulatórias, determinou o cumprimento do acordo por parte da concessionária.
Além da redução tarifária, a Prefeitura também deu início ao Projeto Ligação de Sargeta, que tem como objetivo regularizar a conexão de esgoto de imóveis no bairro Parque Piauí, encaminhando os efluentes domésticos para a rede pública de esgotamento sanitário, já disponível na região.
De acordo com a Águas de Timon, a primeira etapa do projeto contempla a execução de ligações em doze ruas do bairro, com início pelas vias perpendiculares à Rua Marcos Batista da Silva (Rua 90). A iniciativa contempla ainda imóveis que atualmente utilizam fossas sépticas nas calçadas. Nesses casos, será instalado um Por pass, um desvio técnico que conecta o imóvel à rede pública de esgoto sem a necessidade de intervenções internas. A desativação da fossa e o devido tamponamento ficam sob responsabilidade do proprietário.
“É uma ação que ajuda na questão da saúde pública, porque fica a água exposta e pode vir mosquito da dengue e outras doenças. Parabéns para a Prefeitura, que está fazendo essa parceria com a Águas de Timon. A população é quem vai ganhar”, afirmou Nazir, morador da região há 15 anos, cuja residência foi uma das primeiras contempladas.
O projeto está na fase pré-operacional, com testes de novas ligações e visitas porta a porta realizadas por agentes socioambientais da Águas de Timon, que estão orientando os moradores, coletando adesões voluntárias e recebendo solicitações de ligação à rede por parte dos que ainda não possuem acesso. Após essa etapa, terá início a fase operacional, com a execução das demais ligações.Quase 1.000 imóveis serão beneficiados nesta primeira fase, contemplando as seguintes ruas: Avenida Francisco Vitorino de Assunção; Rua Marcos Batista da Silva; Rua Luís Pires de Sá; Rua Filomena Martins Bringel; Rua Adão Belarmino; Avenida Teresina; Rua Manoel Viana; Rua Antônio Rodrigues Machado; Rua Henrique Pereira de Sousa; Rua José Inácio da Silva Filho; Rua Antônio Marques e Rua Projetada
A gestão atual busca a melhoria contínua dos serviços públicos, especialmente nas áreas de infraestrutura e saneamento, promovendo mais dignidade, saúde e qualidade de vida para a população