O Portal de Notícias Cazuza Coelho acompanhou durante todo o dia de ontem, 27, a eleição para a nova Mesa Diretora do Conlest, a convite da presidente, Sâmia Moreira. O evento aconteceu no Brisamar Hotel e contou com a presença de prefeitos e lideranças políticas de todo o Maranhão.
Com 20 anos de fundação e com 41 municípios consorciados, o Conlest é um consórcio público intermunicipal e multifinalitário. Uma autarquia dos municípios maranhenses que se uniram e criaram uma associação. Além dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, as regiões do Munim, Baixo Parnaíba, Lençóis e Delta e parte do Itapecuru, além dos Cocais, têm municípios interligados ao consórcio.
A entidade realizou a eleição da Mesa Diretora para o biênio de 2025-2026, onde cada presidente tem seu legado. A prefeita de Santa Quitéria, Sâmia Moreira, foi eleita por unanimidade pelos colegas prefeitos.
Entre as finalidades do Conlest está a de representar politicamente os projetos comuns dos prefeitos para alinharem diálogo em conjunto; trabalhar 33 eixos de todas as áreas, incluindo Saúde, Educação, Infraestrutura, Esporte, entre outros; conveniar com o governo do estado ou governo federal para trazer mais recursos; planejar o desenvolvimento estratégico dos municípios, focando no desenvolvimento regional.
Ozenildo Corrêa, Secretário Executivo do Conlest, explicou que o ex-presidente, Herlon Costa organizou de tal forma que hoje o consórcio conta com patrimônio, sede, pessoal e um grande planejamento a ser executado em 2025-2026.
“Com a chegada da prefeita Sâmia na diretoria, tenho certeza de que as ações serão executadas. Fortalecendo os municípios maranhenses e fazendo-os se desenvolver”.
“Quero parabenizar a prefeita Sâmia pela presidência e desejo que Deus dê sabedoria a ela. Desejamos que o consórcio traga realmente benefícios aos nossos municípios. Queremos discutir juntos as demandas locais e regionais para desenvolver as políticas públicas que precisamos”, declarou o prefeito Paraíba, de Morros.
A prefeita de Axixá, Roberta Barreto fez questão de parabenizar a Sâmia e se colocou a disposição para cooperar no que for preciso. Reiterou que os municípios precisam dessa parceria.
“Estamos aqui para fortalecer o consórcio. Temos certeza de que a vitória está certa com essa nova gestão da prefeita Sâmia. Ela é uma gestora determinada e certamente sua missão será cumprida com sucesso”, avaliou o prefeito Chico Carvalho de São Bernardo do Maranhão.
Para Viriato, prefeito de Tutóia, a unanimidade pelo nome da Sâmia, demonstra a confiança dos colegas gestores no seu trabalho. Ele também colocou seu nome a disposição por saber que todos serão muito bem representados por ela.
André Gaúcho, prefeito de Buriti faz parte da Mesa Diretora e disse que a eleição da Sâmia será um passo importante para o avanço das ações dos municípios maranhenses. Ele também frisou a carência das cidades das quais administram, mas se colocou a disposição para contribuir com o grupo.
“Para nós é gratificante poder contar com a determinação da Sâmia na condução do Conlest. Somos 41 prefeitos que fazem parte do consórcio e desejamos que os esforços realizados por ela gerem resultados positivos nos nossos municípios”, celebrou o prefeito Wallace Azevedo, de Icatú.
“Espero que ela dê uma reanimada nesse consórcio. Acredito muito na capacidade dela e tenho certeza de que agora o Conlest vai voltar a gerar frutos, pois garra e determinação para desenvolver um bom trabalho”, elogiou o prefeito Neto Carvalho, de Araioses.
Sâmia Moreira destacou a felicidade de ser eleita por unanimidade pelos colegas prefeitos como presidenta do Conlest.
“Nós somos parceiros a gente vai elencar, começar a ver o que que a gente pode fazer, quais são as prioridades para que a gente junto possa vir a melhorar a nossa região. Num contingente de 217 municípios, temos aqui a união de 41, e eu estou muito feliz de está nessa parceria com eles. Eu sei que eles vão poder contar comigo como eu sei que posso contar com eles as coisas não são do jeito que a gente quer mas é do jeito que pode ser feito. Portanto, dentro da nossa realidade, vamos brigar, reivindicar em conjunto melhorias para nossas cidades. Por fim, espero que a gente possa acreditar, lutar e entender que Deus está vendo a nossa luta, conhece nossos corações e sabe o quanto a gente quer o melhor para nossa região”, celebrou.
O prefeito Jonas Magno, de Rosário, destacou que foi um momento histórico para o consórcio bem como para todos que o integram. Disse que é necessário fazer uma corrente de diálogo com os gestores cadastrados e juntos possam correr atrás de recursos, benfeitorias para a população. Jonas reiterou que a Sâmia veio para a presidência em um momento assertivo, de renovação e de novos ideais. Desejou que ela possa realizar uma gestão pró-ativa, com força de vontade e sobretudo, embasamento técnico.
“Estamos aqui participando dessa eleição apoiando a Sâmia como presidente. Faço parte da diretoria e quero dizer aos associados que temos que nos unir à nossa presidência para que juntos busquemos mais recursos para os nossos municípios. Sabemos que a Sâmia será uma grande presidente, pois sabemos da sua experiência e competência”, finalizou Wallas Rocha, prefeito de São Benedito do Rio Preto.