O Kwid é o carro-chefe da Renault no Brasil. O modelo compacto foi apresentado em 2017, e desde então se tornou um dos produtos mais importantes da empresa, sendo agora o mais vendido por aqui.
Até outubro deste ano, o Renault Kwid emplacou 49.241 unidades. Para se ter uma ideia, o segundo modelo mais vendido da fabricante é o Duster, com pouco mais de 20 mil emplacamentos. Claro que o fato do Sandero ter saído de linha deu mais fôlego ao subcompacto. No entanto, sua importância é indiscutível.
Recentemente, sua produção foi dividida. Uma parte dos Kwid continuará saindo da linha da montagem em São José dos Pinhais (PR), enquanto a outra sairá do complexo de Envigado, na Colômbia.
Isso tudo para dar espaço para o Renault Kardian aqui no Brasil, novo SUV compacto que a Autoesporte já conheceu e conta os detalhes neste outro artigo. Este não é o fim do Kwid, mas a apresentação do novo SUV deu detalhes de que talvez o subcompacto esteja com os dias contados.
Foco em carros maiores (e mais caros)
A Renault deixou claro seu novo objetivo: ter carros de maior valor agregado. O Kardian é o primeiro produto dessa nova empreitada, que ainda contará com sucessores de Oroch e Duster.