Durante sessão plenária na Assembleia Legislativa do Maranhão, na quinta-feira, 9, o deputado estadual Wellington do Curso fez referência ao descaso com a educação no município de Raposa. O objeto da fala do deputado Wellington foi a precariedade de diversas escolas públicas classificadas como “em tempo integral”, mas sem a infraestrutura adequada, a exemplo da Unidade Escolar Nova Araçagi.
Wellington questionou a Prefeitura da Raposa sobre a aplicação dos recursos da educação e disse que está em fase final de elaboração de um relatório com as informações sobre a infraestrutura das escolas para encaminhar ao Ministério Público.
“É fácil chamar qualquer espaço de ‘escola em tempo integral’ e, assim, captar recursos que, infelizmente, não são aplicados em benefício da população. No município da Raposa, um espaço sem qualquer infraestrutura é tido como ‘escola em tempo integral’. Estou em fase final de elaboração de um relatório com a síntese das visitas de inspeção que realizei às escolas. O objetivo é encaminhar ao Ministério Público para que investigue a aplicação dos recursos.”, disse o deputado Wellington.
Segundo relatório do TCE, a Prefeitura de Raposa teria recebido R$ 5 milhões do Fundeb, de forma indevida, ao informar alunos matriculados supostamente de maneira fictícia em escolas de tempo integral.