O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon-MA) iniciou uma operação de fiscalização em parceria com a Polícia Civil e a Perícia Oficial com o objetivo de orientar e prevenir a comercialização de bebidas adulteradas em bares, restaurantes e distribuidoras da Grande Ilha de São Luís. A ação ocorre em meio ao alerta nacional sobre casos de intoxicação por metanol registrados em diversos estados brasileiros.
De acordo com o órgão, a medida tem caráter preventivo e busca reforçar a segurança dos consumidores maranhenses, após o Ministério da Saúde confirmar 127 casos suspeitos e 11 confirmados de intoxicação por metanol no país. O Procon destacou que, no Maranhão, até o momento, não há registro de casos relacionados à substância, mas a vigilância foi intensificada para evitar que o problema chegue ao estado.Turismo Maranhão
A fiscalização conjunta inclui coleta de amostras, verificação de rótulos e notas fiscais, além da orientação aos estabelecimentos sobre os riscos da comercialização de produtos sem procedência. O órgão também reforçou o papel da população na denúncia de irregularidades.
Denúncias sobre a venda de bebidas adulteradas podem ser feitas pelos canais oficiais do Procon-MA, pela Ouvidoria do SUS, pela Vigilância Sanitária ou diretamente na delegacia mais próxima.