Consta nas páginas 16 e 17 do Diário Eletrônico do Ministério Público do Maranhão desta quarta-feira (22), a abertura de um Procedimento Investigatório Criminal (PIC) resultante da Notícia de Fato nº 19/2023 que visa apurar supostos delitos praticados na contratação da empresa Odebrecht Ambiental S/A [atual BRK Ambiental] concessionária de serviços públicos de abastecimento de água e saneamento básico deste Município, pelo CISAB – Consórcio Intermunicipal de Saneamento Báscio, atualmente presidido pelo Prefeito Dr. Julinho.
O documento foi assinado na semana passada, no dia 16, pela Promotora de Justiça Bianka Sekeff Salem Rocha, da 1ª Promotoria de Justiça Cível da Comarca de São José de Ribamar.
“INSTAURAR o presente PROCEDIMENTO INVESTIGATÓRIO CRIMINAL com vistas a apurar os supostos delitos praticados na contratação da empresa ODEBRECHT Ambiental S/A, concessionária de serviços públicos de abastecimento de água e saneamento básico deste Município, pelo CISAB, promovendo a necessária coleta de informações, depoimentos, certidões, perícias e demais diligências para posterior instauração da ação civil e/ou penal ou arquivamento, se for o caso, adotando-se as seguintes providências”, diz a promotora no documento.
– Oito anos após
Chama atenção que a investigação do Ministério Público ocorre oito anos após a contratação da Odebrecht Ambiental – Maranhão S.A, ocorrido em 2015, por intermédio do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico (Cisab), criado entre os municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar.