O Vaticano confirmou, nesta segunda-feira (21), a morte do Papa Francisco, aos 88 anos. Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Argentina, foi o 266º pontífice da Igreja Católica e o primeiro de origem latino-americana, quando em 13 de março de 2013, foi eleito papa, sucedendo Bento 16.
No início de fevereiro deste ano, durante uma audiência semanal, Francisco mencionou que estava com um “forte resfriado”, posteriormente descrito pelo Vaticano como bronquite. Devido à doença, chegou a realizar audiências em sua residência.
O pontífice já tinha um histórico de problemas respiratórios. Aos 21 anos, perdeu parte do pulmão direito após uma pneumonia grave e a remoção de três cistos pulmonares, o que reduziu sua capacidade respiratória ao longo da vida.
A morte do Papa Francisco coloca a Igreja Católica em um período conhecido como “Sé vacante”. Durante esta fase, o Vaticano dá início aos preparativos para o funeral do pontífice e para a escolha de um novo líder, o chamado “Conclave”.