BRASÍLIA (Reuters) – O Ministério da Defesa decidiu reforçar presença militar brasileira na região de fronteira entre a Venezuela e Guiana e vai enviar blindados para um grupamento militar localizado em Boa Vista, capital de Roraima, em meio ao aumento da tensão entre seus dois países vizinhos após o plebiscito em que os venezuelanos aprovaram a anexação da região guianense de Essequibo.
“O Ministério da Defesa informa que ocorre movimentação de blindados do Exército para completar a dotação de material do 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado, localizado em Boa Vista (RR), e recém-criado em substituição ao 12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado. Essa movimentação já estava planejada e consta do Plano Estratégico do Exército”, disse o comunicado.
Uma fonte ligada ao Comando do Exército afirmou que blindados modelo Guaicuru e militares de regiões do Sul e Centro-Oeste do país estão seguindo para Roraima a fim de reforçar a segurança naquela região.
Houve também, conforme a fonte, a elevação de status do grupamento militar, deixando de ser um esquadrão de cavalaria para um regimento de cavalaria. Embora ainda não haja os números oficiais do reforço, disse a fonte, um regimento pode alcançar até 600 militares. Um comunicado oficial deverá ser divulgado em breve pelo Exército com detalhes.
Desde a semana passada, o Ministério da Defesa resolveu intensificar as ações de defesa na região.