Na segunda-feira (19), o Data M apresentou números de um levantamento onde ouviu 1.800 eleitores de 40 municípios maranhenses, entre os dias 05 e 10 de maio.
Os números confirmam que a unidade dos “governistas” ou “oposicionistas” deve fazer a diferença para a disputa pelo Governo do Maranhão, nas eleições de 2026.
No grupo político do governador Carlos Brandão (PSB), a pesquisa apresentou dois nomes: o vice-governador Felipe Camarão (PT) e o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB). No somatório os dois chegariam a cerca de 16% e aumentariam as chances de uma nova vitória.
Já os candidatos do grupo dos oposicionistas apareceram bem posicionado no levantamento, afinal os três primeiros colocados estão fora da base do Governo Brandão: o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo) e o ex-senador Roberto Rocha (União). Se houvesse uma união de forças, os opositores teriam cerca de 55% e aumentariam as chances de vitória ainda no 1º Turno.
É aguardar e conferir, afinal ainda resta um bom período para as eleições do ano que vem e tempo suficiente para a união de forças, de um lado ou do outro.