O tão aguardado concurso para a Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM) deve sair em janeiro de 2024. Ao Jornal Opção, o comandante da GCM de Goiânia, Wellington Paranhos, disse ainda que a expectativa é que sejam ofertadas mil vagas, sendo 100 para preenchimento imediato e mais 900 para cadastro de reserva. Embora não haja ato formal publicado pela prefeitura de Goiânia, o processo interno que trata desse assunto teve estudo de impacto financeiro analisado ontem, 12, e causou grande expectativa entre os goianienses.
“Sim, o concurso já foi autorizado pelo prefeito, que sempre teve um olhar muito sensível à causa da GCM. Precisamos muito deste novo concurso e a expectativa é de que o edital deva ser lançado no começo de 2024, com 100 vagas para início imediato e mais 900 para cadastro de reserva”, afirmou Paranhos. O comandante ainda afirmou que o plano de carreira da GCM prevê salário inicial de R$ 3,7 mil.
Segundo presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo, que também é GCM “o aumento do contingente de guardas civis metropolitanos traduz-se em maior segurança nas ruas, intensificação do patrulhamento em comércios e residências, proporcionando assim um ambiente mais seguro para a população”. Romário também afirmou que a renovação do quadro da GCM alivia a sobrecarga de trabalho dos guardas civis metropolitanos de Goiânia.