O ciclo de obras públicas, iniciado no ano passado, em Cedral, foi intensificado neste início de 2024. A ação envolve, principalmente, construção e reforma de prédios públicos destinados ao funcionamento de unidades escolares e de saúde; abertura e conservação de vicinais; beneficiamento urbano, obras portuárias e de saneamento básico. São investidos recursos próprios e de emendas parlamentares e beneficiadas comunidades densamente povoadas.
Outeiro – A grande realização no povoado é a conclusão da creche, iniciada em meados de 2014/2015, quando Cuba era prefeito, interrompida quando ele perdeu o mandato e retomada agora como retorno dele ao governo municipal. O valor do projeto, em face da interrupção defasou (material de construção teve preço elevado no período de quatro anos), precisou ser recalculado e, tomados os procedimentos legais, reativou-se a obra. Foi feitar uma repactuação com o governo federal, que decidiu retomar obras paralisadas em todo o país. Até março a creche deverá ser entregue ao público.
Outro grande empreendimento local é a reforma da Unidade Mais Integral (UMI) “Uilma Rosa”, centro de ensino com expressivo número de alunos matriculados e de referência. A respeito de escola integral em Cedral, esta é uma autêntica escola do gênero, equivocadamente envolvida em questão suscitada pelo Tribunal de Contas do Estado, na tentativa de descaracterizar a unidade, por não entendê-la como dessa finalidade. Mas o equívoco foi desfeito e estamos promovendo a reforma, para ainda entregá-la no corrente ano letivo.
Em Outeiro, também o governo municipal desenvolveu um grande trabalho de recuperação de vias; 90% delas estão pavimentadas e o trabalho continua para dotar todas as que faltam do mesmo benefício. Assim oferecemos novos empreendimentos, colocando a localidade em condições de habitabilidade, conforto e segurança. Quem mora lá vai orgulhar-se de integrar a comunidade.
Sede – Aí está sendo construída uma ampla avenida com canteiro central, sinalização e iluminação pública de excelência; faz-se a recuperação e a pavimentação em bloquete de ruas e avenidas, especialmente no Bairro Maranhão Novo; abertura de poço artesiano, reforma da Escola Tio Patinhas e o serviço de limpeza pública (presente em todo o município) completam a atuação do poder público municipal. Nos empreendimentos são utilizados recursos próprios.
Jacarequara – Com emenda parlamentar da deputada federal Detinha está sendo construída quadra poliesportiva, realização orçada em mais de R$ 1 milhão. Bueiro e vala estão sendo implantados para corrigir antigo problema de invasão das residências locais pela água das chuvas. Um sistema de tubulação porá fim ao problema. A comunidade está ganhando um poço artesiano, uma nova Escola “Teresa Martins” (reforma completa) e a ligação rodoviária entre Jacarequara e Itajuba (em conclusão), com financiamento da CODEVASF.
Pericaua – Aqui a comunidade terá mais conforto no atendimento sanitário quando for concluída a reforma do prédio da Unidade Básica de Saúde (UBS); os moradores da Rocinha ganharão um sistema de abastecimento de água com rede de 700 metros de extensão; e recuperação da Escola “Benevenuto Matos”, também para conforto e segurança de alunos, professores e pessoal administrativo.
São Bento – Com seis quilômetros de extensão está pronta a ligação de seis quilômetros que vai da MA-304 até Retiro, passando pelo povoado São Bento. Agora estamos trabalhando o trecho de Retiro até o Porto da Pontinha (dois quilômetros), que passará a dar acesso para veículos maiores (só motos podiam utilizar a trilha). A obra na Pontinha é antiga aspiração dos pescadores de São Bento e está sendo concretizada com recursos próprios.
Santaninha – Prossegue a reforma completa da Escola “José Ribamar Barbo