O secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira, e a equipe técnica da Sinfra receberam, na tarde desta sexta-feira, 27, uma comitiva de moradores da cidade de Cajari, que reivindica a construção de uma nova ponte, na MA-317, para acesso ao município.
A ponte dos Afogados, como é conhecida, entrou em colapso durante o período chuvoso, no início deste ano. Para não deixar os moradores de Cajari isolados, a Sinfra vem mantendo, desde então, equipes no local, realizando intervenções paliativas para garantir a trafegabilidade no trecho.
NOVA PONTE – O secretário adjunto de Projetos, Silvano Neto, e o engenheiro especialista em pontes, Ivar Hortegal, apresentaram aos integrantes da comitiva o projeto de construção da nova ponte, com vão de 70,00m de comprimento por 10,00m de largura, e estrutura mista de concreto e aço, que será construída sobre o riacho dos Afogados.
A nova ponte, conforme a Sinfra, terá o dobro da extensão da atual, que tem apenas 30m de extensão e 8m de largura, apoiados em gaviões com telas de sustentação.
Diante da urgência em garantir acesso ao município, o secretário Aparício Bandeira declarou que, em tratativa com o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o governador Carlos Brandão pleiteou a instalação de uma estrutura móvel, de metal, fornecida pelo Exército, em caráter provisório, até a conclusão da nova ponte de concreto.
“Tanto o projeto, quanto o processo licitatório estão em andamento e serão concluídos o mais rápido possível. Toda a documentação para a realização da licitação, com previsão de início imediato das obras, já está sendo preparada. Garanto que, antes do início do período chuvoso, a ponte móvel, fornecida pelo Exército, vai estar montada e, dentro de um ano, a ponte de concreto estará concluída para nunca mais cair. Estamos aqui para atender as reivindicações da população”, afirmou o secretário Aparício Bandeira.