A melancia é uma das frutas mais saborosas e saudáveis que existe. Rica em água e nutrientes, ela é pouco calórica e tem um teor de gordura baixíssimo, sendo uma ótima escolha para quem está de dieta com foco na perda de peso. Mas os seus benefícios não param por aí. A melancia é um alimento com propriedades diuréticas, antioxidantes e anti-inflamatórias. Por isso, o consumo regular da fruta é muito vantajoso para o organismo.
Benefícios de comer melancia todos os dias: fruta ajuda na hidratação do corpo e tem poder diurético
A melancia é um dos alimentos com maior teor de água. Cerca de 92% da sua composição é líquida e, por essa razão, o seu consumo diário é uma ótima forma de manter o corpo hidratado. A alta concentração de água na fruta também exerce um importante efeito diurético no organismo, auxiliando na prevenção e tratamento da retenção hídrica. O problema é caracterizado pelo acúmulo de líquido entre as células dos tecidos, causando inchaço e sensação de peso nas pernas, pés, barriga e mãos.
Embora pareça contraditório, a melhor maneira de reduzir a retenção de líquido é consumir alimentos ricos em água, como a melancia. A fruta também é fonte de potássio, um mineral que diminui os níveis de sódio no organismo e estimula a produção de urina. Ambos os efeitos ajudam a eliminar o acúmulo de água no corpo e aliviar os inchaços.
As propriedades diuréticas da melancia ainda ajudam a eliminar as toxinas no organismo, mantêm a urina limpa e diminuem os riscos de formação de pedras nos rins.
Melancia é rica em nutrientes e antioxidantes
Além de ser um alimento rico em água, a melancia é fruta muito nutritiva. Ela é fonte de magnésio, potássio, cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B, como B1, B5 e B6. Todos esses nutrientes desempenham uma série de funções importantes para a saúde. O fósforo, por exemplo, junto com cálcio, fortalece a estrutura dos ossos e dentes. Já as vitaminas do complexo B contribuem para o bom funcionamento do metabolismo e do sistema nervoso.
A melancia também contém diversos antioxidantes, como vitamina C, carotenóides e licopeno. Esses compostos protegem as células do organismo dos radicais livres e fortalecem as células de defesa do organismo. Outros benefícios dos antioxidantes é o seu poder de estimular a produção de colágeno, combater o envelhecimento precoce, melhorar a saúde da pele e ajudar na prevenção de diversas doenças.
O licopeno presente na melancia também tem um efeito muito positivo para o coração. A substância é responsável pela cor vermelha da fruta e atua no controle do colesterol LDL (o “ruim”) e da pressão arterial.