O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), realizou na última sexta-feira (25), uma solenidade para a entrega do uniforme oficial. O evento aconteceu no auditório do Edifício João Goulart, Centro Histórico de São Luís, e contou com a presença do governador em exercício, Felipe Camarão, e do secretário da Sedel, Naldir Lopes.
“Esse é o resultado final dos Jogos Escolares Maranhenses 2023, que consagrou os atletas campeões para representar o nosso estado na etapa nacional. Ao lado da equipe Sedel entregamos em mãos os uniformes e aproveitamos para alinhar os últimos detalhes para a viagem da delegação que começará na próxima semana”, explicou o secretário Naldir Lopes.
Para o governador em exercício, Felipe Camarão, a meta do Governo do Maranhão é sempre garantir essa interligação, entre a educação, o esporte, a cultura e o lazer.
“Eu vim aqui, em nome do governador Carlos Brandão, junto com o secretário Naldir Lopes fazer a entrega do uniforme oficial. Quero aproveitar e desejar boa sorte a todos os atletas, e dizer que são o orgulho para o estado do Maranhão. Eu tenho certeza que a prática do esporte vai garantir a esses jovens um futuro ainda melhor”, enfatizou Felipe Camarão.
Pelo segundo ano consecutivo, o atleta Rykelmy Rayclan, de 16 anos, vai representar o Maranhão na etapa nacional na modalidade de atletismo nas provas de pentatlo e salto triplo.
“Pela minha faixa etária esse é o meu último ano nos Jogos da Juventude. Então já intensifiquei os treinos por aqui, e vou dar o meu melhor nas provas para trazer uma medalha ao nosso Maranhão”, destaca Rykelmy.
A atleta Estela Leite, de 16 anos, vai competir pela primeira vez nos Jogos da Juventude pela modalidade voleibol, e falou sobre a expectativa de participar da etapa nacional.
“Tenho certeza que esse é um momento único, pra gente poder melhorar e conhecer pessoas novas. Estou ansiosa para conhecer o mundo do voleibol fora de São Luís”, finalizou Estela.
A competição deste ano será disputada entre os dias 1º e 16 de setembro. Ao todo, mais de 4 mil atletas, oriundos das 27 unidades federativas do país, estarão na disputa pelas medalhas nas 18 modalidades esportivas.
No Maranhão, 160 jovens de escolas públicas e privadas se classificaram para competir nas seguintes modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, taekwondo, wrestling, ginástica artística, judô, tênis de mesa, triatlo, voleibol, esgrima, tiro com arco, vôlei de praia, natação, águas abertas, handebol e basquete.
Fonte: Zeca Soares.