A Prefeitura de Amarante do Maranhão anunciou, na última quarta-feira (26), que não realizaria o Carnaval 2025 e justificou a decisão pela alta nos números de Covid-19 na cidade.
O prefeito Vanderly (MDB) ainda adotou outras medidas restritivas na cidade. No entanto, pelo boletim epidemiológico, desta semana, existiam 74 casos de Covid e uma internação
Só que a informação acabou sendo contestada pela Secretaria Estadual de Saúde. Em Nota, a SES negou a existência de casos positivos de Covid-19 em Amarante do Maranhão e o estado apresenta estabilidade nos casos de Covid-19, com desaceleração nas taxas de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave). Veja abaixo.
“A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES) informa que, até o momento, não há casos positivos de Covid-19 registrados em Amarante do Maranhão, sendo notificados apenas quatro casos negativos.
Para fortalecer o diagnóstico, a SES já disponibilizou 350 testes rápidos ao município e segue apoiando as autoridades locais na prevenção e vacinação.
A Secretaria reforça seu compromisso com os municípios e a população maranhense, garantindo monitoramento contínuo e ações proativas para a saúde pública. Segundo o boletim do Infogripe, o estado apresenta estabilidade nos casos de Covid-19, com desaceleração nas taxas de SRAG.”
A Prefeitura de Amarante do Maranhão pode até não realizar o evento de Carnaval, mas precisa arrumar uma justificativa melhor, ao invés de criar um pânico desnecessário na população.