No Maranhão, um projeto está fazendo com que moradores sejam intimados e depois devolvam aparelhos que possuem registro de roubo ou furto. É o programa ‘Meu Celular de Volta’, uma inspiração de outros projetos com a mesma finalidade realizados no Espírito Santo e no Piauí.
De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), mais de 21 mil pessoas foram vítimas de furto e roubos de celulares no Maranhão só em 2024. Em São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar, uma força-tarefa conseguiu já conseguiu recuperar 400 aparelhos.
Destes, 218 celulares foram recuperados somente na terça-feira (22), em um mutirão realizado no Ginásio Geogiana Pflueger (Castelinho), em São Luís. Ao g1, a secretaria informou que estima que o número possa ser ainda maior já que muitas pessoas que não puderam comparecer ao estádio procuraram delegacias na capital e em cidades do interior do estado para entregar os aparelhos e prestar esclarecimentos.
Segundo a SSP, o número total de aparelhos recuperados será informado antes da entrega dos celulares aos seus verdadeiros donos. A entrega deverá ocorrer na primeira quinzena de novembro.
Inicialmente, apenas municípios que integram a região da Grande Ilha são abrangidos pelo programa, porém a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão já afirmou que pretende ampliar os trabalhos e em outros municípios.